Numa avaliação de desempenho, geralmente os gestores de nível intermediário
estão entre os profissionais que não recebem as melhores avaliações. Notamos que
um ponto crítico no seu desempenho é a gestão eficaz de suas equipes. E o motivo
é porque usualmente eles “se tornam” gestores sem nunca terem sido preparados
para a função.
Uma situação corriqueira nas empresas é um excelente técnico de uma
área ser promovido a Supervisor da própria área quando a posição fica vaga.
Geralmente a empresa inteira aprova a promoção, pois afinal ele é um ótimo
profissional. O problema que ocorre, e muitas vezes só é descoberto após alguns
meses, é que com essa promoção a empresa ganhou um péssimo gestor e perdeu um
excelente técnico.
Principalmente para os gestores mais novos na
função, a tarefa mais desafiadora e importante será a gestão eficaz dos
profissionais que fazem parte de sua equipe. E justamente aí reside
sua maior dificuldade.
Graças a esse gap comumente existente na formação dos gestores, o "Treinamento
Desenvolvimento e Capacitação de Gestores” tem sido buscado com grande
frequência pelas organizações, sendo o treinamento mais realizado pela Ohl
Braga nos últimos anos.
ATRIBUIÇÕES DOS GESTORES
Elencamos algumas das principais atribuições dos Gestores no tocante à gestão dos profissionais de sua equipe:
METAS
Definir as metas de cada profissional da sua equipe, alinhadas com os objetivos da área e estratégias da organização. Para o processo ser eficaz, é importante definir as metas de cada área a partir do Plano Anual da empresa para atingir os resultados buscados, até chegar a cada área e finalmente aos seus liderados por cada gestor.
RESULTADOS
Saber cobrar de cada liderado os resultados esperados das suas respectivas metas, dirimindo suas dúvidas, apoiando e o orientando na execução dos trabalhos e na obtenção de melhores resultados.
ACOMPANHAMENTO
Gerenciar cada liderado de perto acompanhando a sua atuação e os trabalhos desenvolvidos, apoiando os trabalhos de modo eficaz. É importante que descubra as melhores formas de desenvolver todo o potencial de cada liderado para otimizar seu desempenho e produtividade.
MOTIVAÇÃO
Exercer uma liderança que busque obter o comprometimento e motivação dos liderados, levando-os a vencer os desafios e superar as metas contratadas. Comunicar os objetivos da empresa e da área a todos, assim como o envolvimento e importância de cada profissional nos trabalhos a serem desenvolvidos. Ser mais Líder do que Chefe.
AVALIAÇÃO
Avaliar com frequência o desempenho dos seus liderados, orientando sua atuação de modo a atingir o máximo desempenho possível, sendo justo e imparcial nas avaliações. Tomar decisões quanto a eventuais Promoções e Desligamentos que sejam necessários, divulgando para evitar comentários indevidos e insegurança no âmbito da equipe.
ORGANIZAR
Organizar os trabalhos da área, buscando otimizar a utilização dos recursos humanos, físicos e materiais disponíveis, de modo a maximizar a produtividade e atingir melhores resultados. Envolver os liderados nos procedimentos e modo de funcionamento da área.
ALINHAMENTO DA ATUAÇÃO
Procurar alinhar as expectativas profissionais e a atuação dos membros da equipe com os objetivos da própria área e da organização. Ressaltar a importância e contribuição de cada liderado nos resultados obtidos pela equipe.
DELEGAR
Saber delegar atribuições, metas e responsabilidades aos liderados, de acordo com o nível de maturidade de cada um, apoiando-os e responsabilizando-os por suas decisões e pelos resultados. Importante: delegar não é sinônimo de “delargar”.
RECONHECIMENTO
Reconhecer e fazer elogios frequentes aos liderados quando estes atingirem as metas estabelecidas ou apresentarem bom desempenho. O reconhecimento deve ser individual com maior frequência, e frente ao grupo nos casos de resultados excepcionais. Repreender o liderado quando necessário, sempre em particular, em função de ações e comportamentos inadequados frente aos objetivos e competências esperadas dele.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Procurar incentivar o autodesenvolvimento dos liderados, promovendo e apoiando os treinamentos e outras ações de desenvolvimento. Analisar cada liderado e construir seu PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) com as ações a serem realizadas, visando preparar adequadamente o profissional para a função que exerce, mantendo sempre o foco no negócio e nas necessidades da área e da empresa.
EQUIPE
Buscar integrar os membros da equipe, gerenciando eventuais conflitos e obtendo uma atuação conjunta e integrada de todos, transformando a área num time. Incentivar a se apoiarem mutuamente e trabalharem em conjunto, visando promover a sinergia entre os membros da equipe e obter melhores resultados. Ressaltar que os resultados da área são uma conquista e responsabilidade da equipe.
FEEDBACK (DAR)
Saber dar feedbacks aos seus liderados, frequentes, críticos e honestos, sobre o seu desempenho, reconhecendo sua evolução e indicando pontos a melhorar. Feedbacks frequentes, pelo menos um a cada mês, farão com que sua área se transforme em um time (processo de Team Building), uma ilha de excelência na organização.
FEEDBACK (RECEBER)
Saber se portar de maneira assertiva ao receber feedbacks dos seus liderados quanto a fatos ocorridos na área ou da sua própria atuação, analisando as situações e corrigindo as próprias ações e posicionamentos quando necessário.
CARREIRA
Estimular os liderados a se desenvolver, conhecendo seus anseios e expectativas. Dar sugestões para que orientem suas carreiras e se capacitem para poderem vir a ocupar posições de maior complexidade e responsabilidade na organização.
SUCESSORES
Identificar e preparar sucessores para a própria posição e outras posições críticas ou estratégicas identificadas na própria área. Esta é uma ação estratégica visando a sustentabilidade do negócio.
Obviamente estas não são as únicas atribuições dos gestores, mas são
as mais importantes e frequentemente buscadas. Uma análise detalhada na organização
apontará outras.