A entrevista de
avaliação de desempenho deve ter um impacto tanto para o entrevistador quando
para o entrevistado. Deve ser aplicada de maneira contínua e sistemática para
manter performance dos profissionais sempre alinhados aos objetivos da empresa e
da área
Objetivos
A Entrevista Devolutiva é um momento muito importante no processo da Avaliação por Competências, tendo como principais objetivos:
- Melhorar o relacionamento interpessoal, entre gestor e o profissional, possibilitando se conhecerem melhor;
- Dar foco em potencializar o rendimento do profissional para atingir a alta performance, com o alinhamento da atuação do profissional com os objetivos e estratégias da organização e da área;
- Desenvolvimento de Competências, preferencialmente daquelas que terão maior impacto na atuação do profissional;
- Desenvolvimento Profissional, que representa um ganho para o trabalhador que passa a ter melhor preparo para a sua função viabilizando possíveis promoções na organização, e para a empresa ao ter profissionais mais bem preparados para as suas funções.
A Entrevista Devolutiva é o
momento adequado para o liderado relatar os gaps de qualificações que possua em
relação ao perfil do seu cargo, que dificultam as suas atividades diárias
impossibilitando que apresente melhor produtividade e desempenho esperados da
sua função.
As ações esperadas do Gestor para atingir estes objetivos são:
- Reconhecer com elogios o desempenho assertivo do talento que melhora o desempenho individual e da área;
- Realinhar através de orientação e exemplos os comportamentos que estão defasados e/ou inadequados, que prejudicam o desempenho da área;
- Identificar a origem dos gaps de desempenho que forem observados, a serem sanados através de um plano de ações de desenvolvimento – PDI.
Remuneração
Pesquisas realizadas mostraram que os profissionais
ficavam insatisfeitos com as avaliações porque estas não eram refletidas em
aumentos salariais, bônus ou outras formas de remuneração.
Isto demonstra que é esperado o reconhecimento
por bom desempenho, o que pode ser feito de diversas formas, além do aumento da
remuneração ou bônus. Reconhecer o bom desempenho do próprio profissional
frente aos seus pares pode ser um grande estímulo, muitas vezes ignorado pelos
gestores.
Durante muito tempo foi usual as empresas
adotarem a estratégia de atrelar a Avaliação de Desempenho a promoções e
aumentos salariais; ainda hoje esta visão é encontrada em muitos profissionais
e organizações. Isso explica a dificuldade em desatrelar a Avaliação de
Desempenho da remuneração.
Dar foco como resultado da Avaliação de
Desempenho ao desenvolvimento
dos profissionais representa um ganho para a empresa ao
ter profissionais melhor preparados para as suas funções, e para o trabalhador,
pois passa a ter melhor preparo para a sua função, viabilizando possíveis
promoções na organização, além de ficar mais bem preparado para, eventualmente,
buscar outras oportunidades no mercado.
A Entrevista
Devolutiva
O avaliador precisa estar preparado
para a entrevista. Precisa ser capaz de argumentar com fatos e exemplos sobre o
desempenho do profissional para alcançar os resultados pretendidos. Vale
lembrar que a Entrevista Devolutiva é um processo
profundamente comportamental que exige habilidade, clareza e empatia do
gestor ao se comunicar com o profissional para que consiga dar este feedback de
forma assertiva e gerar concordância do avaliado diante de sua argumentação.
Ao conduzir a entrevista, o avaliador
deve respeitar todas as etapas do processo para que a avaliação de desempenho
seja bem realizada, e para que haja condições de se chegar ao final de maneira
satisfatória, isto é, gestor e liderado sentindo-se satisfeitos com o processo.
Resumo dos principais pontos:
Preparação da entrevista
- Agendar horário e preparar local
adequado
- Preparar a entrevista - revisar as
avaliações e listar evidências
- Postura - preparar-se para a
entrevista
Desenvolvimento da entrevista
- Quebra gelo ao receber o profissional
- Falar dos Objetivos da avaliação e
da entrevista devolutiva
- Conhecer melhor o profissional
- Falar da Carreira e metas
profissionais do liderado
- Falar dos Objetivos e Metas (empresa,
área e individuais)
- PDI – Desenvolvimento do
profissional
- Encerramento da entrevista
PREPARAÇÃO DA ENTREVISTA
Agendar horário e preparar local
adequado
- Agendar
a realização da Entrevista Devolutiva com cada talento liderado em local e
horário adequados. O gestor deverá se preparar para a entrevista, marcando
um horário para conversar com o profissional quando não deverá ser
interrompido, buscando um local apropriado, silencioso, sossegado e
reservado, onde possam conversar livremente. Não agende a entrevista em horário de almoço ou final de
expediente. O Gestor deve abrir um espaço na sua agenda diária para essa entrevista. Preferencialmente
realizar a entrevista no máximo em uma hora;
- O
gestor deverá tomar cuidados para não deverá ser interrompido (celulares,
contatos pessoais, etc...) durante a Entrevista Devolutiva, para que nada
atrapalhe o momento especialmente criado para que gestor e profissional
conversem (algo que às vezes nunca acontece apesar de trabalharem lado a
lado). Isto é importante porque nesta conversa serão aprimoradas suas
relações interpessoais, criando laços afetivos e de equipe entre eles ao
se conhecerem melhor como profissionais e como pessoas. Como resultado,
teremos um maior comprometimento do profissional para com o gestor, com a
equipe e com a empresa;
Preparar a entrevista - revisar as
avaliações e listar evidências
- Certifique-se de que
o profissional já realizou sua auto-avaliação, preparando-se
dessa forma para a sua entrevista.
- O
gestor deverá se preparar para a entrevista, relendo a avaliação de seu profissional,
identificando seus pontos principais fortes, e elencando os pontos fracos e
áreas que precisam ser melhorados na sua atuação;
- O
gestor deverá identificar as ações assertivas do Talento e aquelas que
precisam ser redirecionadas, elencando evidências sobre elas para
apresentar na Entrevista Devolutiva;
- O
gestor deverá planejar perguntas abertas que fará ao profissional para que
este entenda o seu ponto de vista e a sua avaliação, fazendo-o refletir sobre suas dificuldades de atuação;
- Liste algumas ações
de desenvolvimento para colocar no PDI - plano de
desenvolvimento individual do profissional.
Postura - preparar-se para a entrevista
- O
Gestor deverá se preparar para adotar uma postura positiva e construtiva,
visando obter, de forma proativa, o comprometimento do profissional com a
equipe e com a empresa, e a consequente motivação do mesmo;
- Feedbacks
– como dar:
- Seja
objetivo e direto;
- Diga
o que pensa sobre a pessoa;
- Expresse
os seus sentimentos;
- Dê
exemplos, apresente fatos e dados;
- Faça
sugestão de novas formas de atuar;
- Esteja
atento às reações do outro.
- Feedbacks
– como receber:
- Escute
e entenda o ponto de vista do outro;
- Deixe
o outro se colocar;
- Não
se justifique;
- Certifique-se
de que entendeu o que foi dito;
- Processe
o feedback recebido;
- Perceba
os toques e dicas recebidas;
- Reflita
sobre a informação recebida.
- Erros
mais comuns no processo de avaliação:
- Desconhecimento
das atividades exigidas para cada cargo - a chefia deve ter pleno domínio
do que a empresa espera de cada cargo para poder avaliar corretamente a
contribuição de cada profissional;
- Efeito
de Halo - é a falta de capacidade em avaliar separadamente os vários
aspectos do desempenho do profissional, atribuindo a cada competência o
valor devido. Se avaliar bem uma competência, tende a avaliar bem todas
as demais – e vice-versa;
- Falta
de Imparcialidade - a avaliação de Desempenho não é um ajustamento de
contas entre chefia e profissional. É importante perceber todo o contexto
do funcionário, do cargo e da área, entendendo como o profissional deve
contribuir para chegar aos resultados esperados;
- Rotina
- não identificar os progressos que o profissional teve ao longo de sua
atuação profissional na empresa (desde a última avaliação);
- Tendência
central - faz a classificação sempre próxima da média, evitando os
extremos da Avaliação. A chefia não deve ter receio de apontar pontos
fortes ou fracos no desempenho do seu profissional, com receio de
prejudicar-se e / ou comprometer-se. É importante ter uma atitude
assertiva e verdadeira sobre o desempenho do profissional para que a
empresa possa tomar as ações necessárias ao seu desenvolvimento.
DESENVOLVIMENTO DA ENTREVISTA
Quebra gelo ao receber o profissional
- O
Gestor deverá receber bem o profissional iniciando com um
"quebra-gelo" (rapport),
procurando deixar o profissional tranquilo e à vontade. Lembre-se de cada profissional tem uma personalidade diferente e,
portanto, o quebra-gelo deve ser diferenciado para cada profissional;
- Busque entrar em
sintonia com o profissional, através de um discurso amigável e
descontraído. No primeiro momento da entrevista uma boa dica é
certificar-se de que o profissional compreende os objetivos da avaliação
de desempenho e a razão da entrevista devolutiva. Se ele não tiver
conhecimento dos objetivos da avaliação, esse é o momento para deixar
clara a finalidade desse programa.
- Procure
fazer perguntas abertas para clarear os objetivos da reunião. Por exemplo:
- Como
foi para você preencher a sua avaliação?
- Estão
claros os objetivos desta reunião?
- Que
benefícios acha que pode obter com esta entrevista?
Falar dos Objetivos da avaliação e da
entrevista devolutiva
O Gestor deve informar ao profissional que o objetivo da avaliação
não é dar aumento salarial ou promover, nem punir ou demitir. Os focos
principais da Avaliação de Desempenho e da Entrevista Devolutiva são:
- Melhorar o relacionamento interpessoal entre gestor e o profissional, possibilitando se conhecerem melhor;
- Atingir a alta performance ao dar foco em potencializar o rendimento do profissional, com o alinhamento da atuação do profissional com os objetivos e estratégias da organização e da área;
- Desenvolvimento
de Competências,
preferencialmente daquelas que terão maior impacto na atuação do
profissional;
- Desenvolvimento
Profissional,
que representa um ganho para o trabalhador que passa a ter melhor preparo
para a sua função viabilizando possíveis promoções na organização, e para
a empresa ao ter profissionais mais bem preparados para as suas funções.
Conhecer melhor o profissional
- O
Gestor deverá procurar conhecer melhor cada profissional, suas
potencialidades, qualificações e eventuais gaps que tenha,
utilizando perguntas abertas. Deve descobrir suas dificuldades no trabalho
diário, e a melhor forma para apoiar o seu trabalho e melhorar seu
desempenho;
- Junto
com o profissional, analisar e comparar a avaliação do gestor frente a auto-avaliação,
identificando os gaps de
percepção do avaliado (Pontos Cegos);
- Cheque os pontos de
concordância da sua avaliação com a auto-avaliação do
profissional. Veja em quais aspectos vocês concordam com os comportamentos
assertivos;
- Cheque os pontos de
discordância entre a avaliação que você fez e a auto-avaliação do
profissional, identificando os gaps a serem analisados com relação à
performance. O que precisa ser melhorado? Em que pontos o profissional foi
mais rígido que o gestor?
- Apresente fatos,
situações e acontecimentos que evidenciem a sua avaliação para
deixar registrado a sua percepção objetiva e real, demonstrando ao profissional
as falhas de sua atuação;
- Pergunte sempre pela
opinião do profissional ao apresentar os pontos fortes e os
pontos fracos, Faça isso quantas vezes julgar necessário.
- Enumere
os pontos fortes e ações assertivas do liderado, reconhecendo seus comportamentos assertivos, apontando seu
desenvolvimento na função e mostrando evidências de sua boa performance. Procurar dar feedbacks ao
talento, conversando sobre sua atuação, elogiando as metas conquistadas e os
pontos assertivos, citando evidências observadas sempre que possível;
- Identificar
as ações que precisam ser redirecionadas e seus pontos fracos, conversando
sobre as ações e colocando o que é esperado da atuação do talento. Procure
dar feedbacks ao
talento sempre que possível citando situações observadas (evidências) que
corroborem os pontos observados ou a serem aprimorados que forem
relatados;
Falar da Carreira e metas profissionais
do liderado
- O Gestor deve procurar conhecer a
expectativas do profissional em relação às possibilidades de crescimento
na empresa, conversando sobre as possibilidades de desenvolvimento na
organização e de vir a ocupar novas posições de maior complexidade e
responsabilidade;
- O Gestor deverá analisar as
potencialidades e qualificações a desenvolver do talento, procurando
alinhar as expectativas do profissional em relação à empresa quanto às
possibilidades de desenvolvimento na carreira e ascensão profissional,
repensando sua carreira e metas profissionais futuras. Também deve dar a
conhecer ao profissional as expectativas da empresa com relação a ele. O
Gestor poderá combinar e fornecer, adiante, um coaching ao profissional,
caso necessário;
Falar dos Objetivos e Metas (empresa,
área e individuais)
- O Gestor deve dar a conhecer ao
talento os grandes objetivos, estratégias e metas da empresa e da área.
Deve ainda analisar os resultados obtidos pelo talento frente às metas
estabelecidas anteriormente, identificando gaps entre o
desempenho real e o desempenho ideal dele esperado, estabelecendo novas metas
individuais a partir dos objetivos e metas da empresa e da área;
- Em função dos objetivos e
estratégias da empresa, abre-se a possibilidade de conversar com o talento
sobre:
- O que a empresa espera dos
profissionais em geral;
- O que a empresa espera da sua
área;
- O que a empresa espera dele em
particular;
- Os impactos que poderão ocorrer à
empresa, e em decorrência aos profissionais da organização, caso as metas
não sejam atingidas.
- O Gestor, ao conversar com o profissional
sobre os objetivos e estratégias da empresa, deve buscar o engajamento e o
alinhamento da atuação do profissional com a equipe e com o que a empresa
espera dele, motivando-o e aumentando seu comprometimento na equipe.
PDI – Desenvolvimento do
profissional
- O
gestor deverá relacionar ações a serem desenvolvidas para o profissional,
visando apoiar efetivamente o seu trabalho, suprir as carências e
aprimorar o seu desempenho profissional, visando potencializar o seu
desempenho e eliminar os gaps na
sua performance;
- Junto com o profissional, identifique de dois a três pontos a
serem corrigidos até a próxima avaliação;
- O
Gestor deverá identificar duas competências em conjunto com o profissional
que serão inclusas no PDI e, se forem trabalhadas, causarão maior impacto
na performance do profissional;
- Identificar
as qualificações (requisitos do cargo) que precisam ser desenvolvidas,
obtendo o consenso do avaliado;
- Em cima desses pontos, crie um PDI - plano de ações individuais (job
rotation, estágios, treinamentos, mentoring, leituras especializadas,
coaching, entre outros) para a correção dos comportamentos que necessitam
ser realinhados;
- Para cada ação
estipulada, determine um prazo para o seu cumprimento e o responsável pela
ação (RH, o gestor avaliador ou o próprio avaliado), ou seja, o
que vai ser feito, quando vai ser feito e quem vai fazer.
Encerramento da entrevista
- Solicite que o
profissional faça seus comentários finais sobre a avaliação realizada. Se
possível, saia da sala e deixe o profissional a vontade para tecer seus
comentários. O profissional deve registrar na avaliação os seus pontos de
concordância e discordância;
- O
Gestor deverá perguntar ao avaliado como ele está se sentindo, agradecer a
participação no processo e o envolvimento no dia-a-dia da empresa;
- Por fim, colocar-se a disposição para continuar a conversa
posteriormente, deixando aberta a possibilidade de trocar
ideias a qualquer momento, sempre que for necessário;
- A entrevista de avaliação de desempenho deve ter um impacto tanto para o entrevistador quando para o entrevistado. Deve ser aplicada de maneira contínua e sistemática para manter performance dos profissionais sempre alinhados aos objetivos da empresa e da área.
DICA è Verifique a possibilidade
de realizar um Treinamento comportamental com seus gestores, preparando-os para
o processo de Avaliação e para a realização da Entrevista Devolutiva. Acesse este LINK e conheça mais.
Conheça mais sobre Avaliação de Desempenho e PDI acessando os sites da Ohl Braga [www.ohlbraga.com.br] e do Sistema RH1000 [www.rh1000.com.br].