Trilha de Desenvolvimento e PDI


CONCEITO E ORIGEM 


Conjunto sistemático de atividades de desenvolvimento, obrigatórias ou não, que desenvolvem qualificações técnicas e competências comportamentais por meio da flexibilidade, experiência e diversidade de estímulos.


A trilha de desenvolvimento ou de aprendizagem é um conjunto de  ações que têm o objetivo de desenvolver continuamente os profissionais dentro de uma empresa.


 É um processo que ocorre durante todo o tempo do colaborador na empresa e resulta em profissionais melhorando seu desempenho, adquirindo competências e alcançando novas posições dentro da organização.




As TRILHAS DE DESENVOLVIMENTO se originam das seguintes ferramentas:

* Descrição Cargo – responsabilidades e entregas

Descrição da Função – ações e atividades que precisam ser realizadas

Descrição das Qualificações – bagagem necessária ao cargo; são os pré-requisitos para a função (conhecimento, habilidades, formação, certificações, competências, etc).

 



BENEFÍCIOS


Aumento da visão do profissional em relação às competências requeridas – transparência, clareza organizacional, posso me preparar para crescer na empresa.

Maior prontidão e agilidade para o domínio de competências e habilidade inerente do cargo - aumenta a eficiência da empresa.

Estímulo à autonomia e autodesenvolvimento integral do indivíduo – fomenta a independência pelo conhecimento e  pelo saber executar.

Promoção da cultura de aprendizagem contínua - "life long learning".

Potencialização do processo de aprendizado.

Maior percepção das possibilidades de carreira na  área de interesse.




COMO DESENHAR UMA TRILHA


Analise o Perfil do Cargo, a Descrição da Função e a Descrição das Qualificações necessárias ao cargo e identifique os conhecimentos e habilidades necessárias ao exercício do cargo.

Analise se a empresa está sujeita a alguma certificação, auditoria ou normatização legal e identifique os requisitos exigidos.

Identifique o que o seu mercado solicita atualmente para este cargo – Ex. Trabalhar a Cultura Tóxica, Qualidade de Vida e Saúde Mental,

Escolha atividades, cursos, vídeos, estágios, mentorias, etc que precisam ser realizadas pelo profissional para agilizar a sua aprendizagem no atual cargo.



 

CONCEITO e ORIGEM DO PDI


PDI - Plano de Desenvolvimento Individual sistematiza diversas ações a serem tomadas para que o profissional conquiste seu objetivo por meio do desenvolvimento pessoal e profissional.  É um roteiro para que o profissional saia de onde está agora e chegue onde gostaria de estar ou ser. 



É um facilitador importante para diferentes níveis de evolução na empresa: estudantes, novos profissionais e até executivos experientes.


O PDI deve ser encarado como uma parceria entre o colaborador e seu líder, construída em cima de diálogo, ações diversas e feedback contínuo.


No ambiente corporativo  atual de muita competição e volatilidade, o PDI se torna  essencial para que o profissional fiquem em sintonia com o "aqui e agora" dos negócios.


O PDI é composto pelo CHA, pré-requisitos/bagagem necessária para o exercício de cada função:

             C– Conhecimento , informações

             H – Habilidade, destreza no agir

             A – Atitude


A realização, acompanhamento e monitoramento do  PDI deve ser realizada organicamente, sempre que houver uma necessidade de se introduzir modificações na bagagem do profissional, tendo em vista as necessidades específicas de suas atribuições. Sempre que se faça necessário é importante sentar com o profissional para rever o seu PDI e planejar algo que precisa ser revisto ou restruturado.


Hoje em dia é necessário investir no conceito de "live long learning".


LIFE LONG LEARNING é um termo inglês que, em tradução livre, significa “aprendizado ao longo da vida”. Trata-se de um conceito que preconiza a educação contínua. Ou seja, sustenta a ideia de que os estudos devem ser permanentes, e não apenas durante um curto período da vida.



BENEFÍCIOS DO PDI


Renova os conhecimentos a medida que os processos são atualizados.

Desenvolve qualificações técnicas e competências comportamentais que instigam os profissionais a sair da zona de conforto.

Promove maior engajamento e motivação - os colaboradores sentem que existe uma motivação a mais para melhorar seu desempenho. Eles percebem que a organização cuida, zela apoia o seu crescimento profissional.

Retém talentos – mantém os profissionais por mais tempo na empresa e garante que a manutenção do conhecimento da empresa.

Promove um alinhamento com os objetivos da empresa – ajuda a encontrar um equilíbrio entre dois fatores importantes: o que o profissional deseja e o que a empresa precisa conquistar, garantindo maior engajamento e comprometimento dos profissionais.

Projeta situações futuras de carreira com planejamentos a médio e longo prazo – pode preparar os profissionais para o exercício de cargos mais complexos.

 


AÇÕES DE  PDI


1. TREINAMENTO  CONVENCIONAL - forma de desenvolvimento mais utilizada nas empresas; o treinamento pode ser em turma ou individual, na empresa ou externo, ministrado por profissionais da própria empresa ou empresas especializadas. A realização das Turmas de treinamento normalmente são gerenciadas pelas áreas de RH. Apesar de ser a forma mais usual nas organizações, nem sempre é a melhor opção; outras ações podem ser mais rápidas, centradas no objetivo e de menor custo. No Sistema RH1000 serão utilizados os treinamentos catalogados já cadastrados.


2. BENCHMARKING  - processo de buscar informações com as melhores experiência de empresas similares para aprender com quem já fez para se chegar ao resultado de forma mais rápida.  


3. COACHING - programa conduzido por um coach que através do processo dialético - faz perguntas para que o coachée reflita sobre as situações problemas que são apresentadas. O coaching visa acelerar o processo de desenvolvimento de competências comportamentais, gerenciais, habilidades e qualificações necessárias para atingir os objetivos almejados pela organização.


4. MENTORING - processo realizado por um profissional que já passou e venceu a experiência de uma determinada situação e que se coloca como orientador de outro profissional que ainda não conseguir transpor essa situação problema. O mentor é alguém que tem uma vasta experiência profissional e domina o assunto por já ter vivenciado trabalhos e problemas semelhantes. Através de orientação,  apoio, estímulo e incentivos o mentor instiga o profissional a se desenvolver e/ou a transpor a situação problema que precisa resolver.  


5. CURSOS DE FORMAÇÃO – MBA, pós-graduações, mestrados, especializações ,etc.


6. AÇÕES DESENVOLVIMENTO PESSOAL - ações que buscam criar ou desenvolver novas habilidades que servirão de apoio para obter melhor desempenho profissional. Exemplo: participar de redes sociais específicas da sua área de atuação; assistir a DVDs especializados; conversas específicas com profissionais de outras áreas; participar de reuniões sobre temas de interesse relativos à sua área de atuação; realizar atividades de e-learning; estudar música, etc.

 

7. ESTÁGIO EM OUTRAS ÁREAS -  estágio visando conhecer / aprender o funcionamento de outras áreas da empresa ou de novas técnicas utilizadas.


8. JOB ROTATION - alocar o profissional em outras áreas correlatas da empresa para que conheça e domine o seu funcionamento, se capacitando para ocupar posições de maior responsabilidade e / ou complexidade na organização.


9. LEITURA ESPECIALIZADA - estudo de livros e artigos especializados sobre determinado assunto que é foco da área ou de projetos em que o talento atua ou deverá atuar. 


10. CERTIFICAÇÃO – NRs, ISSO 9000, Acreditações, Cursos específicos de capacitação


11. TREINAMENTO VIRTUAL -  treinamento a distancia (EAD) ou treinamento online - são nomes de uma forma de desenvolvimento recente que começa a ser bastante utilizada nas empresas. 


12. VÍDEOS - o Youtube (a mais conhecida) e outras plataformas possibilitam realizar treinamentos previamente gravados a muito baixo custo - as vezes gratuitos - por já estarem disponibilizados na ferramenta, de modo individual e em qualquer local em que possa ter acesso à Internet


13. PODCAST - são canais da internet que tratam de assuntos específicos que são seguidos por profissionais que visam manter-se atualizado ou adquirir novos conhecimentos.



COMO REALIZAR UM PDI


*  Alinhe o PDI com as metas e objetivos empresa/área atuação

Analise as avaliações Funcional, Capacitação, Competências e Metas e levante os gap´s de desempenho ou de bagagem que o profissional possui na sua atuação profissional.

* Converse com o profissional para identificar quais as AÇÕES que melhor podem ajudar o seu desenvolvimento, tendo em vista os gaps que possui.

Estabeleça quem será o responsável por executar cada ação e defina o prazo para realizá-la.

Monitore, controle e cobre a realização do PDI.


É preciso estar atento e cuidar para que os PDIs possam ser viabilizados pela empresa e pelo profissional de forma efetiva e orgânica, evitando as seguintes situações:

 * Falta de processos e autogestão do próprio colaborador

 * Falta de prazos definidos, o que torna a meta imprevisível

 * Exigência de alto investimento financeiro, além do valor que o colaborador pode arcar ou que a empresa pode investir

 Falta de acompanhamento dos gestores