Objetivos de uma boa Avaliação de Desempenho

Como obter bons resultados com a avaliação


É importante perceber a riqueza do processo da realização da Avaliação de Desempenho e os ganhos que podem trazer para a organização.


Aliada com a realização contínua de feedbacks pelos gestores com seus liderados, ao menos um ao mês, inflam os resultados e dá consistência ao trabalho. Permitem descobrir como melhor apoiar o trabalho dos subordinados e alinhar sua atuação com os objetivos da área e da organização.


Os principais objetivos de uma boa Avaliação de Desempenho devem ser:


Capacitação


Melhorar a capacitação dos profissionais, analisando seus pontos fortes e a desenvolver, determinando e priorizando as ações de desenvolvimento (PDI) a partir da análise das qualificações pessoais do avaliado e do perfil do cargo, visando obter melhor desempenho e produtividade do liderado;



Equipe


Melhorar o relacionamento interpessoal do gestor com cada profissional, ao possibilitar que ele conheça melhor cada liderado, dê a conhecer os objetivos da área e da empresa, conheça os objetivos profissionais (Carreira) do liderado. Com isso poderá melhorar a gestão do seu time (Teambuilding), transformando os liderados em uma equipe e obtendo melhores resultados das pessoas e da equipe como um todo;


Reconhecimento


Falar dos resultados obtidos pelo liderado (feedback), parabenizando-o e ressaltando sua real contribuição com os resultados (reconhecimento não monetário), possibilitando ao liderado sentir-se orgulhoso e reconhecido pelo seu desempenho;



Realização


Apontar a contribuição do profissional para os resultados obtidos (ele faz a diferença) pela construção de um mundo melhor, indicando os ganhos para as pessoas, a comunidade e o meio ambiente.


Pesquisas mostram que os CEOs e  boards das organizações buscam um RH Estratégico focado em conquistar os objetivos da organização, e não um RH meramente executor. Para uma atuação realmente estratégica do RH, é importante que ao término da Avaliação seja feito um Diagnóstico dos resultados obtidos, e a partir deste diagnóstico estabelecer um Plano de Ação.


O objetivo do Plano de Ação será preparar os recursos humanos da empresa, partindo da situação atual para atingir uma condição futura, necessária para permitir que a organização atinja seus objetivos do Plano Estratégico.


Esta forma de trabalho é parte da metodologia de gestão por competências desenvolvida pela Ohl Braga, que são trabalhados no Sistema RH1000. Conheça mais nos sites  www.ohlbraga.com.br e www.rh1000.com.br.


Esperamos que estas ideias contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento da Gestão de Pessoas na sua organização.

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